terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Texto Classificado - 2016 (Número 367 - Ano III)


Foto: Francisco Ferreira

Playboy Malandro



          O malandro se insinua. Para a moça do lado e para a vida. Quer se dar bem em qualquer situação, mas sempre mantendo a linha para não se dar mal. É típico do malandro equipar o seu carro popular com um som maneiro, calotas estribadas e algum acessório que o deixe mais chamativo. Passa horas polindo-o e o tem como o seu bem mais precioso. Uma extensão motorizada de sua própria personalidade.

          Já o playboy não sofre destes pobrismos. Seu carrão já vem maneiro e estribado de fábrica e a burra do papai está sempre de prontidão para renová-lo anualmente, ou caso ele o arrebente em poucos meses de desuso.  Por isto não lhe faz caso. Playboy não precisa se insinuar, o sobrenome e a conta bancária abrem todas as portas. E, se não forem suficientes, tem-se o artifício da carteirada e do "você sabe com quem está falando?" A moça do lado e a vida é que se insinuam para ele.

          O malandro um dia se cansa e arranja um emprego que o deprime, o adoece, mas de que, por pura malandragem, se orgulha. Vê todos os sonhos desvanecer e, à medida em que as forças - ou a falta delas - o impede de malandrear, viaja na bebida ou em outras substâncias menos nobres. Vê, a cada dia, sua barriga e calvície mais insinuantes e só lhe resta insinuar com a morte, mas pelo vício da malandragem, dá-lhes uns dribles.

          O playboy, ao contrário, quanto mais velho, mais arrogantemente boçalizado. É o patrão do malandro e paga-o mal, exige-lhe muito e o assedia moralmente, pois em suas veias correm várias gerações de barões e tem o mandonismo no DNA.  Também vai se utilizar de muletas emocionais de 12 anos, mas sua amargura não lhe causa amargor, antes amarga a vida dos que o cercam. Vai morrer - segundo os seus - antes da hora, de um mal súbito e sem recurso. No entanto, diferente do malandro, no fundo, acolhe com gratidão a gadanha do ceifeiro.  

5° Lugar no V Concurso Interpretando Ideias do blog INTERPRETANDO IDEIAS em 1°/12/16, conforme link a seguir:

http://interpretando-ideias.blogspot.com.br/2016/12/resultado-do-5-concurso-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.