quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Resenhas 2017 - 08 (N.º 618 - Ano IV)




Resenha – Morte Negra (Black Death em inglês)

Gênero: Terror / Suspense / Mistério

Lançamento: 11/6/10

Duração: 1h42’

Nacionalidade: Alemanha/Inglaterra

Direção: Christopher Smith

Roteiro: Dario Poloni

Disponível em: Netflix

Elenco: Andy Nyman, Carice van Houten, Daniel Steiner, David Warner, Eddie Redmayne, Gotthard Lange, John Lynch (I), Johnny Harris, Kimberley Nixon, Marianne Graffam, Sean Bean, Tim McInnerny, Tygo Gernandt.

Durante o período medieval, mais precisamente em 1348, a Inglaterra é assolada pela Peste Negra e a doença é vista como um castigo dos céus. Neste ambiente apocalíptico o cavalheiro Ulric e seu séquito vão a uma aldeia no meio do pântano onde a peste não atinge a nenhum de seus moradores e cuja imunidade aos olhos da igreja da época se devia à ação de necromantes e bruxas. Para tanto precisam da ajuda do monge Osmund para guiá-los. Depois de perigos e enfrentamentos na viagem, será na aldeia que os segredos de todos serão revelados e sua bravura e fé serão testados.

O filme demonstra como pode ser cruel e intolerante a mente dos fanáticos religiosos, sua visão deturpada de misericórdia e como as paixões podem influenciá-los, tanto para o bem quanto para o mal. Além do dilema que os aflige, sobretudo quando o amor carnal conflita com os dogmas da religião. Isso é bem expresso quando Osmund, questiona Ullric: “Acredito que caçar necromantes e demônios sirva muito mais ao homem do que a Deus.”

De um modo geral a crítica avaliou o filme como de razoável a bom. Eu penso que poderia ter explorado mais o mistério e o sobrenatural. Tem momentos em que se arrasta, mas no cômputo geral é um bom filme. Mas não daqueles que eu veria novamente, mas, para quem não viu, eu recomendo.

Resenha publicada no blog DARK BOOKS de Pelotas (RS) em 24/10/17.

https://darkbooksblog.blogspot.com.br/2017/10/resenha-morte-negra.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.